terça-feira, 22 de julho de 2014

Pomba-Giras, Exus, Caboclos e afins



Olá irmãos de axe!

Venho aqui relatar sobre o que tenho visto vastamente na internet e em algumas casas de axe em relação a catiços. Sabemos que temos a kimbanda que pratica o culto aos catiços como exus e pomba-giras e a umbanda que cultua os catiços de um modo geral.Hoje em dia pela cultura brasileira o candomble passou a cultuar seus exus, pomba-giras, caboclos, mestres e etc, ate mesmo pela migração de pessoas da umbanda, kimbanda e etc para o candomblé.

Falando sobre antigamente, tinhamos regras bem definidas quanto ao fato de incorporação dos mediuns, sobre consultas e trabalhos que as entidades receitavam e muito mais. Tais como, homens não incorporavão espiritos femininos, quando acontecia, essas não vestiam saias, maquiagens, usavam panos, algumas bijouterias ou joias e pronto.

Hoje vemos verdadeiras "Drag Queens" com maquiagens, perucas, vestidos de gala e festa que deixa premiação do Oscar no chão. Particularmente nao vejo problema da Pomba-Gira usar uma saia, desde que mais discreta, sem necessidade de maquiagens e perucas. Assim como exus de cartolas e ternos completos no corpo de mulheres, creio que o espirito não seja melhor por usar uma saia bailarina ou salto, ou revolveres e ternos da Ricardo Almeida. Se o espirito deu condições ao médium para tal, ok! Mas ostentar não é tipico de catiços, muito menos com marcas sendo que na epoca deles, tais não existiam.

Tal é coisa de médium, para soberba de médium, por soberba de médium.
Uma Pomba-Gira que chega no salão com ouro pelo corpo é algo compreensivel, sendo que o médium tem condições, agora chegar com plumas, paetês, maquiada como uma Drag Queen, em carros e carruagens com três ou mais Go-go Boys já é abusar da fé alheia.

Exu que chega de limousine, com sapatos, revolver, capas e cartolas,(pasmem) pedem algumas drogas para seus consumo na carne como cocaina, mulheres estilo panicats acompanhando o tal exu,dançando com animais assustados e fazendo da festa um real circo.

Além disso, o que tem me assustado é que agora espirito tem que tem nome e sobrenome para ser mais que os outros e não cairem mais no comum.

Então antigamente tinhamos:

Maria Padilha, Maria Molambo, Dama da Noite, Maria Navalha, Rosa Vermelha, Dona Sete Encruzilhadas, Sete Catatumbas, Exu do Lodo, Exu Pimenta, Exu Gira Mundo, Exu Tranca Ruas, Exu Morcego, Exu Meia-Noite, Exu Pinga Fogo, etc

Hoje temos:
Maria Padilha das sete catatumbas das encruzilhadas do cemiterio santo dos nove bambuzais do vento escarlate

Maria Molambo das sete figueiras do fogo do inferno azul de Lucifer

Dama da Noite rainha do cabare do inferno no cemiterio das cinco quedas da cachoeira

Tranca Ruas das sete encruzilhadas da figueira do diabo santo do setimo dia

(Pior eh que nao estou inventando os nomes, esses eu ja vi!!!!)

Agora pergunto: Para que? Porque? Ate quando?

Pior ainda quando caimos nas mestras, que agora virou moda entre SP. Mestra Nagila que vem do egito. Mestre Ruan Pablo Cigano.

Não sei quanto aos irmãos, mas pra mim espirito bom é aquele que senta na sua frente, fala suas verdades, resolve seus problemas. Estando ele com roupa ou pelado, bebendo whisky ou água. Fumando um cubano ou um cigarro de palha.Tendo ouro, ou somente uma vela no meio dos dedos, com nome a zelar!

Ase

Nenhum comentário:

Postar um comentário