terça-feira, 22 de julho de 2014
Diferentes Religiões Afro
Olá irmãos de axe!
Venho falar nesse post sobre as diferentes religiões que integram a matriz africana e que de certa forma estão interligadas.
Hoje temos ouvido muito falar em "verdadeira", "pura", "melhor", "renovada" e muitos outros titulos que dão as religiões.
Eu particularmente não vejo nenhuma como melhor ou pior, mais fraca ou mais forte, só realmente, fico chateado com as invenções que tem acontecido ultimamente! Mas sobre isso ja falei em posts anteriores!
Aqui quero falar sobre as religiões co-irmãs que convivem em terrae Brasillis.
Ifá - religião africana com base no culto a Orumila-Ifa e seus ensinamentos, exige iniciação e preparação por chefes mais velhos e conhecedores dos procedimentos de Ifá. Grande difusão na Nigeria.
Mulher não joga opele, somente é iniciada como Ya-nifa e é responsavel pelo zelo e auxiliar o Oluwo. Nem todo iniciado em Ifá é em si um Babalawo.
Candomblé - religião brasileira, com bases africanas e rituais proprios iniciaticos. Cultua-se orixa, nkissi ou vodum, dependendo da nação. Não cultua catiços em sua base, porem pode adaptar-se segundo as tradiçoes da casa. O culto a natureza é a principal meta. É feita a consulta ao oraculo dos búzios para todas as situações dentro de uma casa de culto.Os filhos de santo são iniciados para um orixa e apartir de então integrará a familia de axe.
Umbanda - religião com mais ou menos 100 anos de existencia, com forte sincretismo no cristianismo. Cultua basicamente catiços, sua iniciação da-se atravez de amacis. Tem linhas e procedimentos proprios que diferem de outras religiões.
Egungun - trata-se do culto de ancestrais masculinos. O Egun é um espirito que habitou como nossos ancestrais e retornão a terra para festejar, dar conselhos, puxões de orelhas aos fora da linha. Os cargos são exclusivamente masculinos e somente os homens tem o direito de contato direto com os eguns. São conhecidos comos Ojés. Os cargos femininos dentro da casa são de suma importancia, porém de menos destaques e mulher não cuidam diretamente de Egun ou voltam a terra sob a forma de Egun.
Kimbanda - é uma sub linha de umbanda que trata exclusivamente de exus e pomba-giras. Não cultua orixas, caboclos, pretos velhos e etc! Seus seguidores tratam exclusivamente com um exu ou pomba-gira e não existe iniciação basicamente. Seus adeptos passam em algumas casas por alguns rituais e são automaticamente incorporados ao culto.
Catimbo - religião tipica do norte e nordeste brasileiro que cultua caboclos e mestres. Tambem conhecido por jurema. Existem varios tipos de catimbo praticados dependendo da região onde são praticados. Não cultuam orixas e a sua iniciação da-se atravez de um ritual chamado tombo de jurema.
Tore - religião tipica do amazonas que funde a crença da umbanda com ritos indigenas de varias tribos. Suas bases exigem iniciação de acordo com a incidencia maior de um ou outro rito indigena. Forte crença em deuses indigenas e espiritos ancestrais.
Temos ainda outras religiões que fazem parte das crenças brasileiras, porem com um numero de praticantes bem pequenos, ou somente praticadas em determinadas regiões brasileiras.
Temos como exemplo o Omoloco, Tambor, Batuque, Xango ou Xangba, Candomble de Caboclo, etc.
Ase
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário