terça-feira, 22 de julho de 2014

Regras para Vondunsis, Yawos, Egbons e afins




Ola irmaos de axe!
A pouco tempo, falou-se aqui sobre a nossa religião ser oral e passada desta forma apenas para iniciados....
Mas......... temos algumas regrinhas q valem para todas as casas, e q seriam de muita serventia tanto para iniciados como para os abians, q pretendem se iniciar....

Vou colocar aqui um exemplo, e gostaria de saber a opinião de vcs.....
Respondendo a muitas perguntas.......
Seguir certas regras de comportamento, evitam discussões desnecessárias!
O que devo levar para casa de axé?
- Roupa de ração
- Fio do Orixá
- Mokan
-Toalha de banho
- Produtos de higiene pessoal
Chegou a casa de axé?
1º Despache a rua com a quartinha
Palavras para jogar água na rua:
“Onã, bá lonã, ta bá l oji f’omim” - Te damos água para que não falte vida no caminho.
2º Tomar um banho e colocar a roupa de ração.
Se não tiver banho de erva, não tem problema, tome seu banho de água corrente (para quem não estiver de kelè), esse é o procedimento para tirar o suor e as energias vindas da rua.
3º “Salvar” os Axé.
Colocar a cabeça para os assentamentos e quartos de axé.
4º Pedir a benção dos Mais Velhos
5º Devemos lembrar que:
- Mesmo quando vamos visitar a casa de axé, sem que haja função, vamos de branco e no caso das mulheres, SEMPRE de saia.
- Quando tiver função ou Orixá comendo, os Iyawos não sentam no alto, apenas na esteira.
- Os egbomis também não sentam no alto, apenas no aperè (banquinho de madeira).
- Em Orô dos Orixás da Casa, todos os filhos, yawò, egbomis e cargos, vão para esteira. Só ficam de pé quem for selecionado para ajudar.
- Egbomi não usa mokan, mas deve carregar o fio de conta do seu Orixá para ser identificado.
- Cantou ou Rezou para o Orixá do Zelador, colocasse a cabeça no chão, não importa a idade, salvo pessoas com problemas de saúde.
- UM PEDE A BENÇÃO AO OUTRO, NÃO INTERESSA A IDADE! SE É FILHO DO MESMO PAI OU MÃE, ENTÃO É IRMÃO.
- Orixá te cumprimentou, não interessa a idade, os irmãos colocam a cabeça no chão, pois se não acreditamos na energia do irmão, no que vamos acreditar?
- Orixá está tomando run ou virado, favor se abaixar ao passar por eles.
- Quem entra em transe e se lembrar de algo após “acordar”, deve guarda para si e para seu Orixá, se tiver que dividir, divida com o zelador.
- Roda de xirè, obrigação e etc, a organização é do mais velho para o mais novo (com obrigação tomada).
- Não importa a idade de santo, vai visitar outra casa de axé, é dever do omo-Orixá comunicar seu zelador, assim como deve ir devidamente vestido a casa do irmão de religião.
- Iyawo que não tem obrigação de um ano tomada, não pode ir a outra casa de Orixá, sem que tenha a companhia do zelador.
- Toda (colocar o dia estipulado) , se não puder vir tomar a benção do Orixá, favor ligar, pois essa é uma forma de sempre manter contato com seu zelador e assim ele lembrar de você em suas orações.
- Se não tiver em xirê, rún ou orô, pode se usar chinelo de dedo branco, e babuxè para as ekedys, ogãs e egbomis.
Roubartilhado de um texto original de Babá Diego de Odé
SEM ORDEM NÃO HÁ PROGRESSO!
Ase e que Mae Osun abençoes a todos!!!

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