terça-feira, 22 de julho de 2014

Força, Fé e Religião



Olá irmãos de axe!

venho falar nesse post sobre o veiculo basico de toda religião, a fé!

Vejo gente falando que o igbá é somente louça, que o que importa é o ota (pedra), enquanto outros tem uma imagem de qualquer santo e ali depositam tanta fé que aquilo se torna mais que sagrado.

Eu acho que o que importa é a fé! Se um grão de arroz para si é sagrado, então ele é sagrado e deve ser respeitado, se o que importa é somente o otá, entao porque gastar tanto dinheiro comprando mimos para aquele igba ou para o santo!

Porque se formos pensar na logica, santo nasce sem roupas, joias ou perfumes. Pomba Gira e Exu usam cigarros e bebidas, mas dão suas consultas independentes deles. Caboclos são espiritos simples que nao precisam de cocares e outras coisas para fazer algo acontecer.Santos Catolicos, usam as orações e velas de seus seguidores para fazer os milagres acontecer.

Então o combustivel de tudo na verdade é a fé!

Se minha estatua ou imagem de Xango para mim opera milagres, quem pode dizer que aquilo é somente barro! Que nao tem axe ou fundamento. O que importa é que para mim é importante e tem energia e força!

Muitas vezes questiono como orixa ou guias podem ser coniventes com atitudes de alguns mediuns, para depois entender que infelismente eles aprenderam assim e por essa "ignorancia" eles são perdoados. Como por exemplo, vejo que quando iniciamos no santo não devemos ir a lugares cheios de eguns ou energias densas como hospitais, cemiterios, praias e etc. Mas em algumas casas o Pai de santo fala para iniciando ir a igreja catolica quando esta de kele! Oras, a igreja catolica tambem é um lugar onde aflitos pedem e buscam orações, eguns tambem transitam por ali e em muitos casos, a igreja é onde padres estão enterrados!
Então qual seria a excessão da regra nesse caso?

Mas os mediuns continuam indo e nada de ruim lhes acontece! Então orixa é conivente com isso? Na minha opinião é! E assim permite porque sabe da falta de conhecimento do iniciando que cumpre as regras de seu sacerdote!

Um congá tem tanta energia quanto um igba ou mesmo um quarto de Santo, ou uma biblia, ou um templo budista!

O que precisamos aprender é que cada um tem seus ritos e deve ser respeitado como tal!

Mas infelismente é do ser humano sempre pensar: O meu é melhor, minha grama é mais verde e eu sou a verdade!

Sem deuses não somos nada! Desculpem, mas sem nos os deuses não são nada! Não teriam utilidade, todos somos um e um  somos todos! Preciso e exigo respeito assim como meu irmão que é ateu, ou a irmã que é evangelica, meu irmão umbandista, ou o outro kimbandista!

Respeito! Força! Fé!

Ase
Mo juba
Sarava
Mukuiu
Aboru Aboye
Amem

Nenhum comentário:

Postar um comentário