terça-feira, 22 de julho de 2014

Iya Mi


Iya Mi
As mulheres feiticeiras donas da noite, senhoras do passaro da noite que ao cantar causa a desordem.
Aquelas cujo nome não deve ser pronunciado em leviandade.
Senhoras ancestrais, mães das magias maravilhosas e senhoras de tudo!
 O culto as grandes mães é restrito até mesmo dentro das naçoes africanas, por ser um culto ao qual somente mulheres podem participar e vivenciar seus segredos passa a ser também fato de grande interesse entre todos os babalorisás e babalawos existentes.
Mas em seu meio ainda existe homens que são gratificados com seus conhecimentos, são os chamados Osós (Oxós) ou feiticieiros das iyas.
Vamos entao por partes, ok?

Iya mi são as grandes feiticeiras, as senhoras cuja fama é de implacavél poder e senhoras que não tem piedade ao deparar-se no caminho dos homens.
Senhoras que estão ligadas diretamente a criação do universo, força inexplicavél e imbativel que não respondem a nada e sim a si própria.
São em sociedade dada como egbe (cominidade) de mulheres, conhecedoras de muitas magias e segredos extraordinários do fato da criação entre outros segredos.
Senhoras cujo poder é incontestavel, em seu aspecto mais generoso aterrorisa o mais forte dentre os reinos.
São forças incompreendidas e temidas por todos e seu culto é de importancia principal para manter um bom relacionamento com elas.
Existem muitas iya mi cada qual com seu respectivo nome, mas juntas formando a sociedade e vivendo entre elas em harmonia.
Não aceitam a imposição masculina e tampouco aturam a presença de homens em seu culto por isso fica somente restrito as mulheres seu culto ( obs: o caso de oxos será dito logo apos tal relato)
Em seu grande arquetipo, são aquelas que carregam para a morte sem pensar, adoram a maldade e o fazem porque odeiam a prosperidade e a felicidade alheia, levam desgraça e infertilidade as mulheres que geram filhos sadios e alem disso matam os homens que afrontam seu poder, seja através de fetiços, seja também mandando seu passaro guardião ou atraves de sono, enviando pesadelos horriveis e sufocantes até que a pessoa não tenha mais força para sair deles.
em principio e basicamente é isso, logo mais voltaremos a falar sobre essas senhoras.

Agora falando um pouco dos Òsós (oxós)

São homens cujo poder vem diretamente das senhoras do passaro da noite, feiticeiros delas que mereceram esse conceito por serem os unicos homens a  conseguir respeito delas,mas mesmo com tal reconhecimento delas ainda assim não os livra de terriveis "castigos" que elas impoem caso seja trangredidas as normas de seu culto.
São reconhecidos porque assim elas o fazem ser e todos seres humanos reconhecem o protegido das Iya mi.
São menos "maléficos" porém obtem poderes para destrir e causar a desordem e o fazem sem pestanejar assim como elas, porém são mais ponderados por se tratar de homens com coração.
Explicando a ultima parte, homens terrnos tem sentimentos ainda que dotados de grandes poderes e por isso ponderam mediante algumas situaçoes, por isso são menos agressivos que as senhoras, mas isso não os torna menos, pois como disse antes, eles detem o poder que é recebido através dessas senhoras.
Nem todo oxó conhece os segredos das iya mi, mas carregam uma iyá a qual respondem diretamente e por tal fato nenhuma iya maltrata um protegido de outra iya.
Sendo assim, seu culto também é restrito e ainda incompreendido no meio religioso.

                                                             por Jonatas Grigori

Nenhum comentário:

Postar um comentário